Boas vindas ao curso de Introdução à Lógica!
Boas vindas ao curso de Introdução à Lógica!
O propósito deste curso é introduzir uma série de noções e de técnicas que constituem a base daquilo que é classicamente chamado "lógica" e que se mostrou ser um instrumento indispensável à filosofia. Esta área de estudo teve o seu início no trabalho de Aristóteles, que foi o primeiro grande filósofo a se preocupar em listar e sistematizar as chamadas formas válidas de raciocínio (ou argumentação), isto é, formas de raciocinar que, partindo de premissas verdadeiras, nos levariam ao conhecimento de novas verdades (as conclusões dos raciocínios válidos), por oposição às formas inválidas de raciocínio (que geravam sofismas e a ilusão de conhecimento).
(Aristóteles, 384-322 AC)
Durante praticamente dois milênios aquilo que se entendia por lógica no trabalho de grandes filósofos (como Descartes, Hume e Kant) era a formulação aristotélica da mesma. Até que no séc. XIX a disciplina recebeu uma formulação inteiramente nova e muito mais poderosa em termos de sua capacidade expressiva e profundidade conceitual no trabalho do filósofo e matemático alemão Gottlob Frege, em um pequeno ensaio intitulado Begriffsschift ("Escrita Conceitual"), publicado em 1879.
(Gottlob Frege, 1848-1925)
(Begriffsschrift, edição original, 1879)
O trabalho de Frege foi tão impactante que a lógica, anteriormente considerada apenas uma disciplina auxiliar da filosofia, passou a ser por si só uma nova área de estudo, e acabou se mostrando essencial em muitas outras áreas tais como a linguística, a matemática, a computação e o direito. No século XX tivemos um desenvolvimento extraordinário da área através do trabalho de grandes lógicos tais como David Hilbert, Bertrand Russell, Alfred Tarski e Kurt Gödel, mas basicamente esta tradição desenvolveu as ideias contidas de maneira embrionária no trabalho de Frege.
(David Hilbert, Bertrand Russell, Alfred Tarski e Kurt Gödel)
Neste curso faremos um estudo introdutório de alguns conceitos e técnicas introduzidas por Frege e posteriormente adotadas e desenvolvidas na tradição que se seguiu: noções como valores de verdade, regras sintáticas de composição de fórmulas, semântica, linguagem objeto e metalinguagem, conectivos verofuncionais, quantificadores, tabelas de verdade, validade e consistência.
Avaliação:
Adiantamos o mecanismo de avaliação no curso: serão feitas 8 avaliações (provas) ao logo do curso, aproximadamente a cada 2 semanas. No final do semestre, a sua nota final será a média de suas 6 melhores provas. No final de cada capítulo do livro-texto de apoio, há uma lista de exercícios, e as provas serão baseadas nessas listas. De tal forma que é ENFATICAMENTE RECOMENDADO que você faça as listas, e discuta suas dúvidas com os monitores.
Observação Importante: Não haverá exames nem trabalhos finais, mas apenas as provas.
Monitoria:
O curso terá dois monitores, Anita Akaki (a249604@dac.unicamp.br ) e Rafael Serra (rafaelserra19@gmail.com), que manterão horários semanais de atendimento em horário e local a serem divulgados posteriormente.
Bibliografia:
Usaremos como apoio o livro de César Mortari, Introdução à Lógica, Segunda Edição (Editora da UNESP, 2016). O livro pode ser baixado no seguinte link:
https://drive.google.com/file/d/1HQGwAyC1J_igoe0WT9E26F3WWB-NFfT_/view?usp=drive_link
Cronograma das Avaliações do Curso:
Agosto: dia 22
Setembro: dias 12 e 26
Outubro: dias 10 e 24
Novembro: dias 7, 19 e 28
OBS: Não haverá exame final (e nem reposição de provas fora das datas previstas).
Blog:
Todas as notícias importantes para o andamento do curso (eventos, mudanças de datas, etc.) serão aqui postadas. E vocês também podem postar comentários, sugestões, dúvidas, etc.
Comentários
Postar um comentário